A historia dos desenhos animados

O desenho animado, criado muito antes do  cinema, teve origem de um francês, Émile Reynaud, que no fim do século 19, criou um sistema de animação com um aparelho, cujo o nome é “o praxynoscópio”. Este servia para projectar as imagens em movimento na parede.

Desde os primórdios da humanidade, o homem criou desenhos. É instintivo ao ser humano desenvolve-los e fazer com que eles se tornem cada vez mais desenvolvidos. Essa busca fez com que se desenvolvessem os desenhos de hoje, talvez não melhores ou mais evoluídos, mas mais actuais. Eles apenas se adaptaram às crianças (e, por que não dizer, aos adultos) da época.

Depois dessa estranha introdução, vamos ao que interessa. Fantasmagorie pode ser considerada a primeira animação, em 1908. Desenvolvida pelo francês Emile Cohl, ela tinha apenas 2 minutos (nem chegando a isso), e foi exibida na Theatre Gymnase.

Os primeiros desenhos animados como conhecemos hoje surgiram apenas na década de 1910, no então cinema mudo e sem cores. Naquela época, a maioria das animações era de curta-metragem, geralmente visando a um público mais adulto, com piadas e roteiros para uma faixa etária mais elevada do que a dos dias actuais.

Mais para a frente, vemos o surgimento de um desenho que incrivelmente faz sucesso até hoje. O Gato Félix foi criado em 1917, ainda sem cores nem falas (uma versão mais actual passava no Cartoon Network). Naquela década, surgiu também a Disney e o famoso Mickey, em 1928. Inovando completamente na época, ele teve o primeiro desenho com efeitos sonoros (com a voz sendo do próprio Walt Disney), uma completa revolução na época e que fez o desenho ser um imenso sucesso. Tanto, aliás, que fez com que o pobre Mickey não parasse de trabalhar até hoje, estrelando mais de 100 curtas.

No início da década de 30, surgiu uma personagem bastante influenciada pela época. Betty Boop era uma menina de cabeça grande e olhos redondos, com uma cara de santinha, e usava um vestido não muito adequado na época (que mostra o público a que o desenho era direccionado). Sem cores, mas com som, ela foi um sucesso, até que o regime anticomunista a colocasse como um dos problemas a serem solucionados. Para “preservar a moral” americana, ela ganhou uma roupa mais comportada e trocou sua personalidade, se tornando uma esposa obediente. Teve seu fim em 39, voltando algumas vezes em filmes ou produtos.

Novamente inovando, a Disney nos traz em 32 o primeiro desenho animado colorido: Flores e Árvores. A revolução foi, novamente, um sucesso na época, e novas empresas surgiram nessa área, como a Warner. Tentando copiar a fórmula da concorrente, seus desenhos foram um completo fracasso – por serem bem fracos -, até que se adoptou uma ideia diferente. Apelando para a insanidade dos personagens, surgiam, no final da década, Pernalonga e companhia.

Na década de 40, enquanto o mundo se preocupava com a guerra, os desenhos não tiveram grandes alterações. Surgiam animações como Tom e Jerry, pela Warner, e Zé Colmeia, uma homenagem aos cariocas, pela Disney. Até então, os desenhos eram exibidos no cinema, o que mudaria nas décadas seguintes.

Na década de 40 fizeram sucessos desenhos que são famosos até os dias actuais. Frajola e Piu Piu, Papa-léguas e Pica-Pau eram alguns, que geralmente seguiam a mesma fórmula repetitiva: tinham bastante pancadaria gratuita e uma caça incessante entre os dois personagens principais, com o caçador sempre apanhando.
As décadas de 50, 60, 70 e 80 se seguiram com esses desenhos que apresentavam problemas do quotidiano da família, não importava o quão estranha ela fosse.

A nova fórmula exigia mais do desenho, então nasceu a perseguição, luta entre os personagens, vitória dos bonzinhos, e muitas vezes finalizadas com uma lição de moral ou uma piada seca (ou ambas).

Na década de 90, vemos um aprimoramento no humor dos desenhos. Sátiras se tornam comuns e as piadas, mais elaboradas. As lutas diminuíram, mas a luta ainda corria solta (de forma mais suave e cómica, mas ainda estava lá). Pode-se citar a ida de Steven Spilberg para a Warner, que o tornou o encarregado pelos desenhos Pink e Cérebro (hilário, sobre dois ratos de laboratório que querem dominar o mundo e usam dos planos mais mirabolantes para isso), Animaniacs (o mais fraco dos três) e Freakazoid (completamente insano e, talvez por isso, excelente).

Outros desenhos afloram nessa época, como South Park e Os Simpsons, marcando a volta dos desenhos mais adultos (mesmo que os principais telespectadores sejam adolescentes) e de humor mais negro (o pobre Kenny que o diga).

No final da década, também vemos uma invasão de animação, que se fortalecem ainda mais no novo milénio. Agitações como Pokémon e Cavaleiros do Zodíaco tornaram possível a entrada de muitos novos desenhos japoneses e fizeram com que a programação de desenhos de diversos canais fosse apenas de animação.

Tivemos também uma volta de desenhos mais gozados, que levam tudo ao extremo. Falo dos Cartoon Cartoons, Bob Esponja e tantos mais que ainda estão por vir.

Obviamente, nem todos os desenhos seguem essas “regras”, de modo que desenhos actuais usam fórmulas antigas. Temos como exemplo o inusitado Duck Dodgers, com o personagem principal sendo interpretado pelo Patolino e usando diversas piadas antigas (e que ainda assim são engraçadas).

56 responses

2 03 2010
Adosinda

Um bom trabalho! O blog está excelente, vê-se que estiveram muito dedicados, espero que tenham uma boa avaliação, merecem!

Beijinhos*

2 05 2019
Lucas Pacheco da Silva

e´ quero cafe´

28 03 2011
Ruth Siqueira

Amei o texto todas as informações estão presentes otimooooooo

8 11 2015
ju

quem é o autor desse artigo?

15 09 2011
leticia

adorei o texto tinha todas as informações necessarias q eu precisei

2 10 2012
samara das dores

vi satannais nenhum capeta

2 10 2012
samara das dores

sai capeta o capeta vai saindo de vc vai saindo vai saindo de vc vc q e individorm ou jurutici o capeta entra e depois sai

6 10 2012
jany

aaaaaaaaaaddddddddddddooooooooooooorrrrrrrrrrrreeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiitttttttttttttaaaaaaaaaa beiiiijjjjiiiiinhosss

6 10 2012
janaine

tesaozinha

17 10 2012
gemelo23

amei tudo muito bom

26 12 2012
ale

annnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn bom né fala nada

9 06 2013
David Teixeira da silva

que coisa irmao

26 06 2013
Filipe dos Anjos

Esta otimo o texto, só tenho uma pergunta, quando escreveu ‘zé colmeia, uma homenagem aos cariocas, pela disney’, você não quis dizer Ze carioca? Zé colmeia foi o urso e não era da disney, era da Hanna Barbera

4 08 2013
VANESSA

e muito importante saber um pouco sobre a historia dos desenhos animados. van mends

11 08 2013
tiago

não preto para nada caralho

11 08 2013
tiago

rosas são vermelhas violetas são azuis então lambam meu pau

11 08 2013
tiago

desculpe eu so tava zuando adorei o site descupa gente me perdoem

2 09 2013
zohan

bom de mais, mas com bastante erros de ortografia

3 09 2013
lua

Adorei o texto, tudo muito bem explicado ,sucesso para o blog !!

21 10 2013
pedrinho do pal grande

isso e uma pohhhhhaaaa !!!!! fdp

7 11 2013
Samira

Estava mesmo precisando saber isso…amei!

18 11 2013
15 02 2014
Rikinson

Muito Obrigado Me Ajudou Muito!

26 05 2014
sabrynna kassianne

Um bom trabalho! O blog está excelente, vê-se que estiveram muito dedicados, espero que tenham uma boa avaliação, merecem

18 08 2014
Juliana Sena Rodrigues

GOSTEI DEU PARA FAZER O MEU TRABALHO DE DESENHOS ANIMADOS!!

2 09 2014
Matheus H

muito bom, me ajudou muito no meu trabalho…
vlw

8 10 2014
nao interessa a ninguem abestados

Afff
Parece um bando de abestados

8 10 2014
nao interessa a ninguem abestados

O nome dessa pessoa e beatriz oliveira de sousa ela eh uma indiota com aqiela perua da daiane alves dos santos e emylle prates franca. Bando de babacas

23 10 2014
MANUELA

MUITO LEGA QUANDO CRESCER VOU SER CARTUNISTA OU VETERINARIA

23 10 2014
MANUELA

colegas aqui eh a Manu deixem seu comentario sobre isso eh muito interesante

7 04 2015
Jéssica

olá estou fazendo um trabalho e estou me baseando neste blog mais infeliz menente não encontro a data e o nome do autor se puder me retornar agradeço. Jéssica

17 04 2015
Marcelo Dos Santos

Boa tarde
Tenho uma sinopse para uma criação de um longa metragem, como faço para dar vida a história que tenho?
Não sei si existe algum curso para animação ou criação de histórias e nem sei a quem me informar.
Observação:
Não sou desenhista, não tenho nenhum tipo de recurso, sou compositor de música do cotidiano e problemas sociais, mas sou um amante da animação televisionada e gostaria de expor está ideia que acredito que pelo menos possam abraçar a causa. No momento tenho três personagens e o andamento da história, mas precisaria de ajuda de profissionais para por em prática.
Gostaria muito de uma resposta positiva e si for preciso escrevo a sinopse e criaria mais personagens para que a idéia possa fluir.
Agradeço à quem puder atender.

10 09 2015
núbia

Gostei muito eu sou uma criança e eu quando eu vou fazer para casa de pesquisa sempre olho no Google por exemplo:história do Óscar Niemeyer biografia de autores de livros e etc..

10 09 2015
SIMONE BEHS KIRSTEN

E EU TAMBEM GOSTEI MUITO ELES MERECEM UM 10.00

30 10 2015
litam2carolina

Zé Colmeia? Não seria Zé Carioca???

8 11 2015
ju

quem escreveu ou é o autor desse artigo?

4 02 2016
Dalmisane

O melhor site de todos

16 03 2016
Jurema M da Silva

O nome correto do personagem em homenagem aos cariocas é Zé Carioca e não Zé Colmeia.

29 09 2016
Zeneide

Olá, achei super interessante o histórico sobre os desenhos animados e gostaria de usar parte em meu trabalho de conclusão de curso, porém não encontrei nada sobre o responsável pelo blog.

7 12 2016
Maria Luiza de França Vasconcellos

Não explicaram se os desenhos eram mudos nem quando começaram a falar como o Pato Donald e outros.
Sempre falaram?

23 03 2017
douglas moura

muito massa muita coisa que eu nao sabia

17 11 2017
Mariana

acho que vocês se enganaram quando escreveram Zé Colmeia, não seria Zé Carioca?

22 03 2018
Bonnie Winterfield

Muito legal!

22 05 2018
Penélope

eu pesquisei muitos sites sobre esse assunto(já que preciso fazer um trabalho sobre quem criou e eu peguei a história do desenho animado) e esse site tinha todas as informações que precisava e organizadas de uma forma bem explicada com todas as informações que nessecitava

Amei e muito obrigada ( :

16 08 2018
josé hilton campos gomes

ótimas informações ! excelente texto ,

20 08 2018
beatryz

amai

12 09 2018
matheusinho e os livros

oi sou o Matheus,na minha escola tinha um trabalho de escolher um tema para apresentar. Entao escolhi o desenho animado e contei com esse marailhoso texto.

beijo e obrigado!!!

23 11 2018
Giavana

Adorei fiz um trabalho sobre esse assunto e fui a única que foi nessa página e tirei 10so eu que tirei 10

2 05 2019
Lucas Pacheco da Silva

esse testo e´bom paa a escola e para o aprendisado

2 05 2019
Lucas Pacheco da Silva

Esse testo e´ bom para a escola e para o aprendisado

6 05 2019
Davi

Ana Maria esta olhando para min.

28 05 2019
DudaGu

MT bom viu essa história mt Boa msm

2 09 2019
Carlos Fernando Freitas

Olá, boa tarde!
Gostei demais do blog.
Você poderia disponibilizar as referências do seu artigo, para eu fundamentar um trabalho meu, sobre esse mesmo assunto!? agradeço

11 03 2021
11 03 2021
O que é um desenho animado? Origem, artistas e principais personagens – Arquiteta Giovanna

[…] Wikiquote | Britannica | Info Escola | DA | Quiabo Doido | […]

9 06 2021
Enzo Gabriel Maia de Souza

Amei

Deixe um comentário